Os filtros de ar são essenciais para garantir o bom funcionamento do motor. Além de toda a vida útil dos equipamentos, principalmente, aqueles que operam sob locais com alta incidência de poeira.
Isso acontece porque esse componente retêm todas as partículas que estão suspensas no ar. Assim, evitam que contaminem a câmara de combustão, o que poderia gerar diversos problemas para o bom funcionamento do veículo.
Os filtros de ar capturam toda a poeira, sujeira, insetos, seiva, folhas e quaisquer outros detritos que possam ser sugados após a entrada de ar na grade do veículo e no próprio motor.
Sem o filtro de ar, esses contaminantes podem comprometer o motor, causando corrosão e abrasão. Se o filtro sujo e não for trocado, o motor pode ser seriamente danificado.
Os filtros de ar limpos permitem apenas a proporção certa de ar para o combustível. Isso para permitir que o motor funcione corretamente. Já que precisam de ar adequado para que o processo de combustão ocorra.
Sem os níveis de combustão adequados, os equipamentos não podem funcionar de forma adequada ou eficiente. Assim, o motor pode ter um consumo maior de combustível. Um filtro sujo pode afetar o desempenho do motor e os operadores podem notar uma aceleração lenta.
A mecânica geralmente pode detectar quando um filtro de ar precisa ser substituído. E substituir o filtro é um reparo, relativamente, barato para a quantidade de desempenho que um novo filtro fornece.
Um filtro de ar obstruído pode causar as seguintes falhas no seu motor:
Dessa maneira, é extremamente importante que você faça a manutenção periódica e fique atento a condição dos filtros de ar dos seus equipamentos.