Muitos usuários, quando se trata do sistema de refrigeração, acabam utilizando água ao invés de líquidos de arrefecimento. Esta, apesar de ser uma prática comum para muitos, pode trazer muitos problemas para a máquina no futuro.
Muitos mecânicos apontam que a vida útil da bomba da água e mangueiras do sistema de arrefecimento está diretamente ligada a utilização regular dos líquidos de arrefecimento.
Os líquidos de arrefecimento são necessários pois eles são feitos especificamente para manter a temperatura ideal do motor, não deixando-o superaquecer, sendo de difícil congelamento e evitando a cavitação e depósitos de resíduos.
É sempre importante conferir o manual do equipamento antes de comprar o líquido de arrefecimento para adquirir o fluído correto. Também é importante se atentar a comprar marcas de boa procedência, sempre certificadas e homologadas.
❎ Maior resistência ao aumento de temperatura do motor e diminuição da temperatura de congelamento
❎ Propriedades anticorrosivas
❎ Proteção contra o ressecamento de vedações e mangueiras
❎ Proteção contra cavitação
❎ Proteção contra depósitos de resíduos
❎ Bomba da água
❎ Radiador
❎ Válvula termostática
❎ Ventoinha
❎ Mangueiras
❎ Líquido de arrefecimento
Apesar de muitas vezes se adquirir líquidos de arrefecimento concentrados, que precisam ser diluídos em água destilada, desmineralizada ou deionizada, você também pode adquirir os líquidos pré-diluídos. Este tipo de fluído é de utilização mais fácil pois não precisa de diluição de água, já estando pronto para ser inserido no sistema de arrefecimento
Nunca se deve usar água de torneira no sistema de arrefecimento, tanto apenas a água quanto diluída com o aditivo. Isso pois a água de torneira contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento corrosão e incrustações.
Não. A água mineral contém substâncias que potencializam ainda mais a formação de resíduos. Se o líquido arrefecedor comprado for concentrado, é necessário que ele seja diluído somente em água desmineralizada, destilada ou deionizada.