Soluções Diferenciadas em Filtros e Sistemas de Filtragem do GHT

Entenda melhor a função e capacidade dos filtros e sistemas de filtragem e conheça as opções que o GHT oferece

Sistemas hidráulicos e de transmissão necessitam de um rígido controle de contaminação. Devido ao alto grau de tecnologia embarcada, as máquinas atuais necessitam de óleos que atendam as especificações para o funcionamento correto de bombas hidráulicas. O óleo com alta contaminação por partículas age como um jato abrasivo, pois trabalha sob alta pressão. Portanto, é necessário o uso de um sistema de filtragem eficiente para garantir o bom funcionamento hidráulico bem como a redução dos custos de manutenção.

Neste caso, filtros ultrafinos são mais eficientes, pois tem maior capacidade de retenção de partículas e absorção de água que os fluídos convencionais usados para óleos lubrificantes e combustíveis. “Eles conseguem filtrar as menores partículas e absorvem água dos diversos tipos de fluidos. Mesmo sendo um filtro absoluto de 0,5 µm com capacidade de remover até 98% das bactérias em uma única passagem, possui uma ótima capacidade de vazão e, por isso, são usados em uma grande variedade de segmentos”, explica Plínio Panza, gerente de Sistemas do GHT.

A filtragem de combustíveis também é muito importante em uma máquina, pois quando se utiliza um sistema adequado consegue-se aumentar os intervalos entre trocas e assim reduzir o tempo de máquina parada; aumentar a vida útil de bombas e bicos injetores; melhorar a queima do combustível, diminuindo a emissão de poluentes e melhorar a potência do equipamento, gerando economia em combustível.

Uma forma muito eficiente de purificar os combustíveis é o uso dos elementos filtrantes. Eles seguem o princípio de filtrar partículas independentemente do tipo de fluído que esteja passando por ele. Pode-se filtrar qualquer tipo de óleo: diesel, óleo solúvel, óleos hidráulicos e óleos de lubrificação com VG (Grau de Viscosidade) até 220. “O formato da bobina é determinante para a eficiência da filtragem, pois o óleo precisa atravessar inúmeras camadas de material a base de celulose, diferentemente dos filtros convencionais que, em sua maioria, tem apenas uma camada para reter as sujeiras”, explica Plínio.

Outra característica que deste tipo de sistema é o mesmo elemento filtrante reter partículas sólidas e conseguir absorver também uma certa quantidade de água, mesmo não sendo um filtro do tipo coalescente. Assim, a descontaminação com os filtros de microfiltragem são mais eficientes que com os sistemas convencionais, que precisam passar por processos diferentes para retirar partículas sólidas e água dos óleos.

Para todos esses casos, o GHT oferece soluções seguras e de qualidade. “Representamos hoje uma marca alemã reconhecida mundialmente, a Micfil. Por meio dos produtos Micfil, conseguimos oferecer aos nossos clientes as soluções diferenciadas tanto em filtragem hidráulica como de combustíveis. São produtos de alta tecnologia em sua produção, que oferecem excelentes resultados”, explica Panza.

O GHT tem também outras linhas de filtros e sistemas de filtragem muito eficientes e seus consultores e equipe técnica estão disponíveis para recomendar os produtos mais adequados para cada caso.

Categories:
Scroll Up