Sistemas de Vídeos aumentam a segurança na operação

Entenda mais sobre os pontos cegos na operação de máquinas pesadas e veja como o GHT pode te ajudar

A visibilidade do operador está entre as principais iniciativas de segurança das empresas de mineração, pois ela é a causa provável de vários tipos de colisões neste tipo de ambiente.

Todos os veículos possuem os chamados “pontos cegos” e os riscos de acidentes variam de acordo com a quantidade e tamanho desses pontos. Com as máquinas pesadas isto também acontece, pois, em algum momento, elas se encontram na trajetória de outro veículo ou objeto fora do alcance de visão de seu operador. Essa lacuna de visão é conhecida como ponto cego.

Quando o operador está na cabine, ele pode não conseguir enxergar se outra máquina, veículo ou uma pessoa em pé entra em um desses pontos cegos, criando grandes riscos de segurança.

“As máquinas pesadas possuem dois tipos de pontos cegos: os fixos e os variáveis. Na cabine de operação, por exemplo, todos os obstáculos à visão, tais como colunas frontais, laterais e traseiras, ou teto, painel frontal, portas, vidros, espelhos retrovisores e faróis, são considerados pontos cegos fixos”, explica o gerente de Sistemas do GHT, Plínio Panza.

“Os pontos cegos variáveis são os causados por elementos como caçamba, porta garfos, pistões e acessórios que se movimentam para frente e para trás, ou para cima e para baixo, sempre mudando o campo de visão. Quanto mais completa for a máquina, menor será a visibilidade do operador”, diz Panza.

As tecnologias a bordo são muito eficientes no aumento da segurança, pois utilizam câmeras que tornam possível para os operadores “enxergarem” objetos que entraram no ambiente imediato ao redor de seu equipamento, eliminando seus pontos cegos.

Esses sistemas detectam riscos automaticamente, tais como outros equipamentos ou veículos dentro de zonas críticas próximos à máquina e exibem essas informações nos monitores da cabine. Essa tecnologia ajuda a tornar os operadores conscientes de tudo em seu ambiente – desde objetos em seu entorno a ativos em todo o local.

O GHT tem em seu portfólio sistemas de câmeras de alta resolução que operam de dia ou de noite, mesmo sob neblina. Com as mais variadas configurações, esses sistemas são capazes de gravar as imagens por meio de câmeras sem fio de alta performance que se adaptam a diversos modelos de display.

Para as necessidades mais complexas, dispõe do sistema 360° – surround video, que promove uma visão completa ao redor do equipamento com apenas 4 câmeras de alta resolução e permite que o operador selecione as diversas perspectivas necessárias para a segurança da operação.

Os sistemas oferecidos pelo GHT têm uma grande diversidade que se adaptam às mais diferentes necessidades, além de ter uma equipe especializada para a instalação e itens à pronta entrega em seu estoque.

Categories:
Scroll Up