Rodas, Pneus e Borracharia

O desempenho e segurança do trabalho de qualquer máquina está diretamente ligado a estes itens tão importantes. Veja aqui algumas informações e as soluções do GHT para a sua máquina.

Para a escolha dos melhores itens para a sua máquina, é importante que se tenha informações claras sobre as opções de produtos disponíveis. “O sistema de rodas, pneus e borracharia auxilia as máquinas a assumirem algumas das aplicações mais desafiadoras, portanto, deve-se sempre levar em conta a qualidade desses produtos de forma a preservar a segurança das máquinas e dos operadores”, diz Rafael Romano, gerente de Produtos Estratégicos do GHT.

“Os pneus, por exemplo, podem ser radiais ou diagonais. Eles têm por baixo da borracha uma carcaça que é responsável por oferecer estabilidade e resistência. A diferença entre um pneu diagonal e radial está, basicamente, nessa carcaça ou na forma como as lonas estão dispostas nela”, explica Romano.

Nos pneus radiais, a superfície de contato com o solo é constante, há pouca patinagem e a tração é transmitida de forma a causar menos agressão ao terreno.  Graças à flexibilidade da carcaça, o pneu absorve os choques impactos e alterações nos relevos. Já nos pneus diagonais, a banda de rodagem é afetada por todas as flexões dos flancos, provocando deformação na superfície de contato, o que acarreta uma perda de tração e maior agressão ao solo.

Por essas características, os pneus radiais apresentam vantagens em relação aos diagonais, como: menor consumo de combustível, menor compactação do solo, maior produtividade, pois utiliza a potência das máquinas de forma otimizada, redução nos custos de manutenção dos pneus e das máquinas, mais conforto para os operadores.

Para que um bom pneu funcione de forma adequada, deve-se também fazer uso de rodas e aros compatíveis. Existem produtos fabricados para lidar com o aumento de 75% no estresse transferido para a base da roda/aro pelos pneus radias em comparação com pneus diagonais. As circularidades da roda/aro desses produtos são alcançadas pela usinagem que cria uma roda/aro mais poderosa e com um uniforme selamento do talão dos pneus, bem como uma melhor montagem de flange, anel de assentamento do talão e do anel de trava. Essas características são fatores para aumento da segurança e da vida útil dos aros e pneus.

“Outro fator que auxilia na segurança desse sistema são os itens de borracharia, como anéis, válvulas, adaptadores, tubos, conexões, manômetros, tampas, torneiras, ilhós, retentores, medidores e ferramentas para rodas. Eles proporcionam menor tempo de inatividade e melhoram o gerenciamento dos pneus”, conclui Romano.

“Pela importância que as rodas, pneus e itens de borracharia têm nas máquinas, o GHT firmou parceria com os mais renomados fornecedores do mercado, a fim de oferecer o que há de mais moderno para os seus clientes. Hoje, contamos com a Titan para a linha de pneus, com a Rimex que fabrica rodas e aros e a Haltec para os itens de borracharia. Temos uma ampla gama de produtos para os diversos segmentos de mercado e temos uma equipe comercial a orientar as compras de nossos clientes”, informa Rafael.

Entre em contato com o GHT para conhecer as opções de produtos e ter a melhor solução para a sua necessidade.

Categories:
Scroll Up