Sistemas de Lubrificação Automática

Entenda os benefícios que um sistema de lubrificação automática pode trazer para suas máquinas e saiba porque esse investimento lhe trará retorno

Existem 2 maneiras de lubrificação disponíveis no mercado: a lubrificação manual e a lubrificação automática. Aqui vamos falar de forma simples e comparativa das diferenças entre elas.

A lubrificação manual não requer o investimento inicial em um sistema, mas não é eficiente, pois apresenta importantes desvantagens em relação aos demais, tais como: exposição do funcionário a riscos, equipamentos sujeitos a paradas para manutenção e a falha humano, uso de dosagem incorreta de lubrificante, lubrificação oscilante, alto índice de manutenções corretivas, gastos com trocas de pinos e buchas.

Já a lubrificação centralizada automática é um sistema que permite a injeção de graxa na quantidade necessária ao equipamento, proporcionando mais produtividade e aumento de sua vida útil. Sua aplicação pode ser feita em equipamentos de pequeno, médio e grande portes.

“Com esse tipo de lubrificação os funcionários não são expostos a riscos e não é necessária a parada do equipamento, pois os intervalos de lubrificação são pré-definidos, não dependendo da intervenção humana. A dosagem de lubrificante também é outro ponto vantajoso, pois ela é feita de acordo com a necessidade e dimensão de cada ponto, sendo assim muito mais precisa e mantendo o filme correto da graxa, de forma constante”, explica Plínio Panza, gerente de Sistemas do GHT.

“Com tudo isso, o método automatizado de lubrificação acaba gerando uma grande economia para as empresas. Vemos uma média de 50% de redução na troca de pinos e buchas e um aumento de 50% na vida útil do equipamento. Além disso, os custos de manutenção apresentam uma redução de 30%. Os gastos com lubrificantes também caem pela metade e, com isso, causam menos impactos ao meio ambiente”, diz Panza.

O GHT é especializado no fornecimento de sistemas de lubrificação automática. “Somos hoje, na América Latina, o maior distribuidor da marca SKF, que é fabricante original do equipamento (OEM). Temos um grande know how nessa área e uma equipe técnica e de engenharia que nos permite oferecer projetos personalizados, de acordo com a necessidade e o tamanho de cada cliente”, afirma Panza.

A área de Sistemas do GHT se baseia em 3 pilares que são: ganho de performance, segurança e redução de custos e os sistemas de lubrificação comercializados pelo GHT cumprem perfeitamente todas essas funções.

Entre em contato com o nosso time de consultores e faça um investimento correto.

Categories:
Scroll Up