Atividades profissionais que possam representar algum tipo de risco físico para quem a realiza, devem ser cumpridas com o uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Eles são fundamentais para garantir a saúde e a segurança do trabalhador, minimizando as consequências em casos de acidentes.
Os EPIs devem ser utilizados quando as demais Medidas de Controle de Risco não forem suficientes, ou seja, eles são a última das medidas preventivas contra Acidentes de Trabalho.
Outra função do EPI é garantir que o profissional não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem gerar consequências graves durante e após a fase ativa de trabalho.
O uso e obrigatoriedade dos equipamentos de proteção são previstos pela NR 6, uma norma técnica que determina com clareza as obrigações de cada parte (empresa, colaborador e fabricante) com os equipamentos de segurança.
Eles devem ser utilizados durante todo o período de trabalho, seguindo as orientações de cada organização e mantidos em boas condições de uso para que possam ter uma proteção efetiva.
Cabe às empresas garantir a troca em caso de perda ou dano do EPI e também deve haver um trabalho de supervisão para garantir que todos estejam usando os equipamentos e de forma adequada.
Pensando em tudo isso, a área de inovação do GHT desenvolveu o Totem Detector de EPIs. Ele se utiliza de Inteligência Artificial para detectar se o trabalhador está entrando na área com todos os equipamentos necessários.
O totem tem sensores que ativam giroleds, indicando se o usuário pode ou não prosseguir, aumentando a segurança na área. Ele deve ser posicionado na entrada da área de risco e, assim que o colaborador estiver em frente a ele, será feita uma leitura dos EPIs necessários, acendendo uma luz indicativa em caso positivo ou negativo.
É sempre válido ressaltar que a importância do uso de EPI deve começar pela conscientização quanto aos riscos e às boas práticas com o equipamento ou atividade desenvolvida.
Fale com um consultor GHT e peça seu orçamento.