Quase todos os tipos de equipamentos precisam de algum tipo de manutenção para mantê-los funcionando corretamente e evitar reparos dispendiosos. E, por isso, é necessário entender a importância da manutenção preventiva dentro do sistema hidráulico.
Isso significa verificar os níveis de fluidos, substituir os filtros, trocar o óleo e executar outros testes de diagnóstico que controlam válvulas, cilindros e outros componentes.
Se você minimiza a necessidade da manutenção preventiva, é hora de repensar esses seus conceitos.
Se você não mantém seu equipamento em bom estado, pode ser que enfrente problemas caros na estrada, na linha de produção, nas minas e em toda a produtividade da sua operação.
Se não houver lubrificação adequada, você pode encontrar sérios problemas e isso não só causará tempo de inatividade no trabalho. Mas, também, muito mais do que uma simples mudança de óleo, filtros e fluidos.
Vamos começar com um dos fluidos mais importantes de todos: óleo de motor. Não só lubrifica o motor, mas também esfria, limpa e protege. No entanto, ele sozinho não pode fazer todos esses trabalhos sem alguma ajuda.
Cerca de meio litro de vários aditivos são adicionados ao galão típico de óleo para melhorar a capacidade do óleo de resistir ao calor, fricção, oxidação e contaminação.
Os intervalos de troca de óleo e filtro recomendados pelos fabricantes varia de acordo com o equipamento, intensidade de utilização e condições de trabalho.
A principal linha de defesa do motor contra a abrasão e o desgaste prematuro é o filtro de óleo. Sendo que seu trabalho é remover contaminantes sólidos, tais como: partículas de sujeira, carbono e metal do óleo, antes que possam danificar as superfícies dos rolamentos, do diâmetro e do cilindro no motor.
Nos motores de hoje, todo o óleo que é retirado pela bomba de óleo é encaminhado através do filtro. Antes que ele seja enviado para os rolamentos da cambota, rolamentos de cames e outros.
Com o tempo, contudo, a sujeira acumulada e os detritos presos pelo filtro começam a obstruir o fluxo de óleo. Por isso, é necessário fazer a manutenção preventiva para não parar seu equipamento por completo.
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Dicas muito importantes para diagnosticar, um problema de mau funcionamento..
Olá, Adenir. Ficamos felizes que tenha gostado! 🙂