A função dos anéis nos motores

Apesar de parecer uma peça bem simples, os anéis têm um importante papel para as máquinas, pois podem influenciar no desempenho do motor e em sua economia.

Os anéis possuem 3 funções dentro dos motores a combustão: controle da quantidade de óleo nas paredes do cilindro, vedação e controle de temperatura do motor. Por isso, um anel nunca atua sozinho, sendo necessários conjuntos com três tipos diferentes, cada um com uma função específica, uma composição e uma tecnologia própria.
Os anéis de compressão têm como requisito básico assegurar a compressão na câmara de combustão. Eles são produzidos em materiais que proporcionam a resistência ao desgaste a à temperatura, pois ficam na região mais quente do pistão, recebendo pressões tanto da compressão quanto da combustão.
O segundo tipo de anel, o anel raspador, é conhecido dessa forma, pois em seu movimento de descida do pistão remove o óleo das paredes do cilindro. Ele também atua no controle da compressão junto com primeiro anel. Isso é possível devido ao ângulo em sua borda de contato.
O último anel do conjunto é o anel de óleo. Ele é responsável por encaminhar o excesso de óleo retirado pelo anel de raspagem e fazê-lo chegar até o cárter.
No decorrer do trabalho, os anéis podem sofrer deformações o que, muitas vezes, ocasiona o surgimento de falhas no motor, reduzindo seu desempenho e aumentando o consumo de combustível.
As principais causas de deformação prematura dos anéis são a falta de manutenção, retífica incorreta do motor e falhas de manuseio.
O pó e a limalha do metal, quando entram nos cilindros aumentam a abrasão dos anéis, causando sua deformação. Para evitar, é importante que a manutenção seja feita dentro dos intervalos corretos.
Outro ponto de atenção é a retífica dos motores que quando é feita com acabamentos grosseiros nas laterais dos cilindros, o transformam em lixas para os anéis, acelerando o seu desgaste. O polimento excessivo também é prejudicial, pois atrapalha a lubrificação.
Na hora de manusear um anel também é preciso ter cuidado, pois apesar de serem extremamente resistentes ao atrito e temperatura, eles são muito frágeis e podem deformar e até quebrar.
Como vimos aqui, uma peça que tem uma aparência simples, desempenha uma função complexa e o cuidado com ela deve ser grande para evitar prejuízos. Além dos cuidados mencionados acima, outro fator de impacto é a qualidade do anel.
No GHT você encontra kits de anéis para motores Caterpillar da conceituada marca norte-americana, IPD. O design, a qualidade do material e tratamentos empregados no processo de produção dos anéis IPD evitam a deformação precoce e ajudam a melhorar o desempenho do motor.
Além disso, no GHT Serviços você pode fazer a reforma de seu motor com segurança e evitar os problemas de retífica que mencionamos aqui.
Para mais informações sobre os produtos da IPD, fale com os nossos consultores – 11 2602-1000.

Categories:
Scroll Up