A importância da filtragem hidráulica para o equipamento

O sistema hidráulico é composto por uma linha de vários elementos, sendo eles: as bombas, os motores, válvulas direcionais, filtros, tubulações, limitadores de pressão e um reservatório.

Dentro de todos os elementos que constituem esse sistema, os elementos que são de filtragem hidráulica têm destaque em sua importância similar a elementos que tenham um custo maior.

Isso ocorre pois a contaminação de fluidos é responsável por aproximadamente 80% das falhas em componentes do sistema hidráulico, que influenciam diretamente no desempenho do motor e podem causar danos permanentes em peças de alto valor agregado.

Os defeitos que podem ocorrer por falhas no sistema hidráulico mais comuns são:

  • Quebra das bombas;
  • Travamento das válvulas;
  • Desgastes das válvulas;
  • Retardo na comutação;
  • Imprecisão dos movimentos;
  • Variação da viscosidade;
  • Envelhecimento prematuro de fluidos;
  • Surgimento de sulcos e riscos;
  • E ainda outros riscos que podem ocasionar. Não somente danos financeiros, mas risco a saúde dos motoristas.

Dentro do sistema hidráulico existe uma necessidade constante de filtragem para eliminar o máximo de substâncias danosas existentes. Essa necessidade existe pois partículas maiores de 5 µ já podem gerar sérios problemas para o motor.

Toda essa contaminação pode ocorrer em diversas situações como: montagem, abastecimento de óleo novo, reparos e consertos, vazamentos, cilindros sem vedação e muitas outras causas. Por isso, é importante se atentar às trocas de filtros e fluidos e nunca trocar apenas o fluido.

Os tipos de filtros para filtragem hidráulica

Existe uma classificação com 4 tipos de filtros para a filtragem hidráulica, sendo que o seu dimensionamento irá depender da pressão, vazão, temperatura de trabalho, tipo de fluido e grau de contaminação.

Assim, a falta de uma filtragem que seja eficiente, tenha um dimensionamento errado ou contenha um elemento de má qualidade pode, de forma direta, comprometer todo o equilíbrio entre a vida útil dos elementos de filtragem, e o desempenho na retenção das partículas que comprometem o sistema.

Filtro de sucção

Os filtros de sucção ficam localizados na parte anterior à conexão da entrada da bomba, e a protegem da contaminação de fluido.

Filtro de pressão

Eles filtram os óleos que estão sob pressão internamente, antes que seja utilizado pelo sistema. Protegendo, assim, todos os componentes que são sensíveis pela filtragem.

Filtro de retorno

Esses filtros têm como objetivo principal retirar a contaminação gerada por componentes do equipamento e também os contaminantes externos.

Na maior parte do sistema, esse é o último componente no qual o fluido passa antes de entrar no reservatório. E esses filtros, juntamente com os de pressão, podem ser encontrados em duplas.

Nesse caso específico, a filtragem hidráulica é feita de modo contínuo. E existe quando um elemento precisa de alguma manutenção, colocando a válvula do duplex em ação. E, assim, desviando todo o fluxo para a câmara do filtro oposto.

Filtro off-line

Esses filtros funcionam em um circuito independente do sistema hidráulico principal de algum equipamento. E incluem componentes como: o motor elétrico, filtro, bomba e sistema de conexão.

Eles funcionam em um ciclo contínuo, e seu fluido é bombeado para fora do reservatório através desse filtro. Retornando para ele, posteriormente.

Desta forma, é importante que você fique atento a todos os detalhes de aquisição e dimensionamento dos elementos que são filtrantes. Assim como o seu desempenho adequado dentro de cada sistema hidráulico.

A utilização dos elementos da filtragem hidráulica proporciona um alto desempenho para o seu equipamento. O que pode criar uma vida operacional muito maior, diminuir todos os seus gastos indiretos e aumentar a produtividade de toda sua operação.

Categories:
Scroll Up