As constantes atualizações de um motor – Caminhões

Conhecidos pelo grande poder de força e potência, os motores de grandes caminhões são robustos e famosos pelas cilindradas altas, baixas rotações e alto torque. Oferecendo sempre uma excelente força motriz. Porém, é preciso ficar atento às atualizações de um motor, para poder ter o melhor aproveitamento das suas máquinas.

Verificando as atualizações de um motor

Pensando nisso, vamos explicar neste artigo alguns itens que você não pode deixar de verificar regularmente na sua checklist.

Válvula EGR

Essa válvula tem como objetivo principal controlar a variação de temperatura dentro da câmara de combustão. Reduzindo, assim, os índices de nitrogênio que o escapamento pode ter.

A manutenção da mesma é fundamental. Pois essa peça acaba sendo uma das mais prejudicadas no contato de combustíveis adulterados. Especialmente pelo fato de ser muito sensível.

Por isso, é preciso verificar as constantes atualizações de um motor a diesel e suas partes. Já que a carbonização dessa peça, em especial, pode gerar travamento da válvula e do motor.

Filtro DPF

Esse filtro é produzido para trabalhar em conjunto com todo o sistema de injeção eletrônica do motor. Retendo, assim, as partículas de fuligem que ali ficam e eliminando todo o excedente.

A troca dessa peça deve ser feita quando o sistema de auto regeneração estiver com problemas, sofrendo por parte dos resíduos, ou provocando combustão controlada que pode afetar o funcionamento. Aumentando a poluição pelo motor.

Bicos injetores

Eles são responsáveis por pulverizar o combustível dentro da câmara de combustão dos motores de grandes caminhões. E ainda tem uma ligação direta com o rendimento dos mesmos.

Por isso, antes de verificar as atualizações de um motor, é preciso ficar de olho na limpeza desse item. Já que quanto mais limpos estiverem, mais economia no óleo diesel estarão fazendo. Além de, também, reduzirem os poluentes despejados no meio ambiente.

Injeção de combustível

Desde o final da década de 1980, os carburadores foram quase completamente substituídos por injeção de combustível, um sistema sofisticado e efetivo.

Os injetores de combustível pulverizam gasolina no coletor de admissão de ar. Onde o combustível e o ar se misturam em uma névoa fina. Essa mistura é introduzida na câmara de combustão por válvulas em cada cilindro durante o processo de admissão.

Redução catalítica seletiva

Essa é uma peça catalisadora que fica dentro do escapamento. Essa peça recebe um reagente a base de ureia chamado Arla 32. Reagente que transforma os gases poluentes em nitrogênio e também vapor de água.

Na hora das atualizações de um motor, manutenção e reparos, muitos mecânicos só percebem as alterações por conta de uma escolha errada no líquido Arla 32, ou então pela falta dele. E, por isso, é preciso manter sempre esse tanque dentro de um nível seguro.

Reparação dos motores a diesel

Relativamente mais complexo, esse tipo de motor necessita de um conhecimento maior por parte dos mecânicos e especialistas da área. Pois na hora de ficar atento as atualizações de um motor, manutenção e reparos, é preciso cuidado.

Além disso, muitos problemas sérios podem exigir soluções que não são baratas.

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