A prevenção de danos potenciais ou falhas em equipamentos, está diretamente associada à uma série de fatores. Vão desde as especificações de um projeto, até as questões relacionadas com a manutenção desses equipamentos. Assim, é possível entender a causa do mau funcionamento do seu motor.
Geralmente em maquinários maiores, como tratores, caminhões e outros equipamentos agrícolas, os motores internos são a diesel. E a questão mais importante para o bom funcionamento é controlar a temperatura interna.
No caso desse tipo de motor, é ideal que eles estejam funcionando entre 85° C a 95°C. Para que seja mantido esse limite, existem diversos tipos de mecanismos e itens que devem ser monitorados com constância.
Por isso, se você está procurando a causa do mau funcionamento do seu motor e quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo para entender, de fato, o que pode estar acontecendo.
O superaquecimento de um motor a diesel pode ser um problema grande para qualquer motorista ou até mesmo mecânico, e, por isso, existem alguns componentes que precisam ser olhados mais de perto.
Essa válvula é uma das principais partes responsáveis por todo o controle da temperatura interna de um motor. E enquanto esses fluidos não atingirem uma temperatura ideal, essa válvula impede a passagem para o sistema de arrefecimento.
Assim, quando aumenta o calor interno, é liberado um fluxo controlado de fluidos para poder manter a temperatura ideal.
Dessa forma, uma válvula termostática com problemas pode resultar em casos de superaquecimento do motor. Além de ser a causa do mau funcionamento principal dessa peça.
Isso acontece porque ela pode diminuir ou impedir a passagem desses fluidos para o sistema de arrefecimento. Isso mesmo se as temperaturas estiverem altas.
A bomba de água é responsável por promover a circulação do fluido de arrefecimento para o sistema do veículo. E ao sinalizar problemas, vazamentos podem ocorrer e, com isso, o aumento da temperatura do motor.
Dessa forma, é importante realizar a troca da bomba de água de forma imediata. Sendo que os vazamentos também podem estar ocorrendo por conta de problemas nas mangueiras que estão conduzindo os fluidos.
O radiador cumpre a função de trocar calor entre o ar e o fluido, sempre controlando a temperatura interna. Porém, muitas vezes, o funcionamento pode ser afetado por conta das impurezas. Essas impurezas ficam dentro do seu interior devido à ação do tempo.
Assim, é importante que para saber a causa do mau funcionamento do motor, você faça regularmente uma inspeção nesse componente. Sempre efetuando a limpeza correta ou a troca, caso seja necessário.
O sensor de temperatura é fundamental para controlar o funcionamento de todos os componentes do sistema de arrefecimento. E isso pode criar problemas sérios de superaquecimento de um motor.
Como a possível causa do mau funcionamento do seu motor pode ser superaquecimento, é preciso ficar de olho nesse líquido, principal elemento dentro do sistema de arrefecimento. E, por isso, sua verificação tem que ser constante.
Além da água alcalina, o uso de aditivos é importante para a proteção dos itens que o líquido percorre.
Vazamentos precisam ser verificados sempre e sanados com urgência, caso ocorram. Assim evitam a diminuição precoce do nível desse líquido, um dos fatores principais para o superaquecimento do seu motor.
Além de diminuir o atrito e o desgaste das peças internas do motor, esse óleo também é muito importante para o resfriamento do motor. E, por isso, é fundamental que você utilize apenas óleos lubrificantes que atendam as especificações de viscosidade e também as qualidades indicadas pelo fabricante.
Fique sempre atento aos sinais que seu equipamento apresenta. Faça uma manutenção preventiva para descobrir a causa do mau funcionamento, substituindo sempre componentes necessários antes que o problema possa se agravar.