GHT Celebra a reinauguração do Museu do Ipiranga em cerimônia oficial para autoridades e patrocinadores

Depois de 9 anos do fechamento às pressas por conta de problemas críticos na infraestrutura, o Museu do Ipiranga finalmente está totalmente reformado, unindo tecnologia e memória histórica em todas as instalações.

A cerimônia realizada no dia 6 de setembro contou com a presença das autoridades dos governos Federal, Estadual e Municipal e representantes das 34 empresas patrocinadoras, entre elas o Grupo Hidrau Torque, que realizou a doação no valor de R$ 600.000,00 como forma de incentivar ao acesso à educação e cultura em todos os níveis da sociedade, pois a história do Brasil é rica e deve ser preservada.

A reforma

A obra teve o custo total de R$235 milhões, sendo grande parte deste valor custeados pelo mecanismo de incentivo à projetos culturais PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura, lei esta utilizada pelo Grupo Hidrau Torque para fazer sua doação, por investimentos privados sem incentivos fiscais realizados pelas empresas patrocinadoras e também por aportes públicos feitos pelos governos municipal, estadual e federal.

O Edifício-Monumento agora é maior, mais acessível, com entrada integrada ao Jardim Francês, além de bilheteria, café, loja, auditório para 200 pessoas, espaços e salas para atendimento educativo, uma grande sala de exposições temporárias, criação de espaço para food bikes, instalação de um restaurante e modernização da iluminação pública. 

A reforma foi extremamente detalhada, reconstruindo todos os detalhes da refinada arquitetura que conta os 7,6 mil m² das fachadas que pela primeira vez passaram por processos de limpeza, decapagem, recuperação dos ornamentos, aplicação de argamassa, tratamento das trincas e pintura.

União do passado e da tecnologia

A reforma e modernização presenteou os brasileiros com a união da tecnologia com o passado e seus momentos marcantes. É possível ver a interatividade em todas as salas com telas com explicações históricas em linguagem de sinais, placas em braile, objetos e miniaturas de esculturas que podem ser tocadas por todos para sentir e apreciar os detalhes. 

No salão nobre, onde fica a famosa pintura “Independência ou Morte” de Pedro Américo, foi instalado uma tela interativa que faz uma explicação de como a obra foi feita e inspirada em outro quadro da Europa, detalhando que não é uma cópia.

São mais de 3 mil objetos que passaram por restauração. Entre eles, 122 pinturas, duas maquetes de grande porte e no total 450 mil itens e documentos. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no site sympla até 06/11 e são liberados em lotes toda segunda-feira.

Conheça mais sobre os projetos sociais do Grupo Hidrau Torque através da ONG GHT ATITUDE.

Categories:
Scroll Up