Há cerca de um ano, o GHT iniciou estudos para viabilizar a produção de peças em 3D após uma visita do Presidente do GHT a uma grande mineradora.
Com o avanço da tecnologia, as impressões em 3D estão sendo usadas de forma mais frequente e, uma infinidade cada vez maior de itens, estão sendo produzidos dessa maneira.
Esse tipo de impressão é um processo de união de materiais para a criação de objetos a partir de dados de um modelo tridimensional, usualmente camada sobre camada.
Para que seja produzida uma peça em 3D, primeiro é necessário um modelo daquilo que você quer imprimir e, para isso, é usado um software de modelagem. Com o modelo pronto, outro software vai dar as instruções para a impressora fazer o objeto desejado.
As peças em 3D podem ser produzidas em materiais como metal, polímeros e ABS e as dimensões variam de acordo com a capacidade da impressora.
Segundo o Gerente de Desenvolvimento do GHT, Marcos Silva, o grande diferencial dessa tecnologia é a agilidade de produção. “Para nós, a necessidade da impressão de peças em 3D é voltada a produtos que não são mais encontrados no mercado, de difícil acesso, e também para peças de importação com prazo de entrega muito longo, uma vez que o custo da produção de uma peça 3D vale a pena se levarmos em consideração o tempo de equipamento parado.”
Desenvolvimento
Durante o processo de desenvolvimento, um amplo estudo sobre os tipos de impressoras 3D, tecnologias, vantagens e desvantagens e matérias-primas foi realizado.
A equipe de desenvolvimento participou de eventos como o Inside 3D Printing Conferece & Expo, onde se reuniram com dezenas de empresas do segmento de impressões 3D.
Sobre o produto
Após longo período de pesquisa e desenvolvimento, em junho de 2019, o GHT entregou seu primeiro conjunto de peças produzidas em impressora 3D à essa grande mineradora.
Trata-se de uma tira de desgaste do eixo dianteiro PN: 3026338, aplicada em motoniveladoras 12K, 12M, 140M e 160M.
Essa tira é utilizada para proteger as partes metálicas do equipamento, ou seja, ela se desgasta e evita que outras peças se desgastem prematuramente.
Atualmente fabricado em liga de poliamida (derivado de nylon e fibra de vidro), através do processo de fundição/fusão do material e corte, este produto deve apresentar as seguintes propriedades:
O produto desenvolvido pelo GHT foi feito em liga ONIX e fibra de vidro. O ONIX é similar ao Nylon no que se trata às suas propriedades, contudo para que se tornasse mecanicamente viável, foi adicionada uma quantidade de, aproximadamente, 30% de fibra de vidro, melhorando sua resistência à abrasão.
Instalação do item
A instalação da peça foi realizada na oficina de manutenção da mineradora de forma simples, seguindo a especificação técnica OEM. O conjunto de tiras de desgaste originalmente instalado foi removido e será utilizado como base de comparação de performance.
A inspeção do conjunto instalado será feita com aproximadamente 2.135 horas de trabalho, quando será avaliado o desgaste e dimensional das peças e efetuada a comparação com o conjunto OEM retirado.
A peça foi produzida em parceria com uma empresa especializada na produção de itens 3D e, após a avaliação e aprovação de seu desempenho, a intenção do GHT é de adquirir uma impressora desse tipo e passar a produzir as peças na Biza, unidade fabril do grupo.