Entenda o diferencial das mantas térmicas do GHT e saiba porque elas têm maior sucesso na prevenção contra incêndios
Equipamentos off road são muito suscetíveis a incêndios. Eles trabalham em condições severas e combinam em sua operação fluidos combustíveis com diversas fontes de ignição. Esses veículos operam em altas temperaturas, usam líquidos inflamáveis e possuem diversas fontes de calor. Além disso, acumulam detritos em várias de suas partes durante o processo de trabalho.
“Um incêndio em um veículo off road representa um enorme prejuízo, pois demanda reparos dispendiosos, geram um alto custo de horas paradas, perda da operação e produção, danos ao operador do veículo e até a perda total do equipamento”, explica Plínio Panza, gerente do GHT Sistemas.
Por todos esses motivos, o investimento em sistemas de proteção contra incêndio nesses veículos é muito importante. O GHT tem em sua linha de produtos diversas opções para proteção contra incêndios e uma delas é a manta térmica.
“As mineradoras costumavam proteger as turbinas de seus equipamentos com mantas responsáveis por isolar a face externa quente. No entanto, essas mantas simplesmente abafavam a temperatura, o que fazia com que os componentes tivessem sua vida útil reduzida devido ao super aquecimento”, diz Panza.
Com isso, o GHT percebeu uma necessidade de mercado e decidiu produzir suas mantas térmicas. Elas são fabricadas com tecnologia de dissipação de calor, exercendo sua função sem afetar o equipamento. Além disso, elas são totalmente customizadas, feitas sob medida de acordo com a dimensão de cada máquina, o que aumenta sua eficácia e também permite que possam ser retiradas para uma manutenção e recolocadas facilmente, com encaixe perfeito.
O isolamento é costurado com linha especial e tratamento PTFE (politetrafluoretileno) que suporta as altas temperaturas e aumenta a durabilidade das peças, mantendo suas condições estruturais. Outro ponto importante, é que as mantas GHT são impermeáveis, o que aumenta ainda mais sua segurança.
Sua tecnologia de dissipação de calor utiliza de materiais como fibra de vidro, sílica, fibra cerâmica, fibra de carbono, entre outros, e as quantidades aplicadas de cada material é definida com análise de temperatura feita por um software de engenharia térmica.
“Temos avaliado os resultados e visto que as mantas térmicas fabricadas por nós estão atendendo totalmente as expectativas de nossos clientes. Isso é muito importante, pois é mais uma forma do GHT poder contribuir com a segurança no trabalho das minas”, afirma Panza.