O BIODIESEL AUMENTOU NO DIESEL. E AÍ, SERÁ QUE FAZ DIFERENÇA PARA A SUA MÁQUINA?

No dia 1º de março de 2018, começou a valer o acréscimo de 8% para 10% o percentual de biodiesel no diesel. Esse já é o segundo aumento desde março de 2016 quando passou de 7% para 8%.  E com o novo percentual permitido, o Ministério de Minas e Energia (MME), acredita que a demanda de biodiesel cresça 1 bilhão de litros este ano.

E isso é só o começo de um projeto ainda mais ambicioso. Isso porque, até 2019, a concentração de biodiesel deve aumentar dos recém-autorizados 10% para 15%.

Além de mais biodiesel, outra mudança que também ocorreu nos últimos anos, foi a redução de enxofre no diesel por questões ambientais. Ecologicamente, foi outra decisão que aproximou muito o Brasil das regulamentações europeias. Trazendo mais sustentabilidade e menos danos ambientais na produção do combustível.

A equação então fica fácil:

  – ENXOFRE + BIODISEL = NOVO DIESEL BRASILEIRO

Mas e aí, qual o impacto para as suas máquinas?

O biodiesel, que é feito a partir de óleos vegetais, residuais e até restos de gorduras animais, como o sebo bovino, é muito mais ecologicamente sustentável. No entanto, propicia maior condensação de água. Porque, com a maior quantidade de água, o tanque acaba por ser um ambiente mais propício para a proliferação de bactérias. E isso, pode comprometer, em muito, o desempenho geral do seu equipamento.

Além disso, o enxofre é um inibidor natural da proliferação de bactérias. Já que com menos enxofre e mais biodiesel (e consequentemente mais água) o diesel brasileiro fica ainda mais vulnerável.

Com essas mudanças, as trocas de filtros, bombas e bicos injetores ficam mais frequentes. E, assim, os motores tendem a perder potência e o consumo de combustível aumenta.

 

 

 

Como podemos ver ao lado, a tendência da água se concentrar no fundo do tanque e da borra aumentar são tendências naturais nas máquinas utilizando diesel com mais biodiesel e menos enxofre.

 

 

 

      

 

Mas o que fazer para proteger os meus equipamentos?

A Donaldson, oferece a filtragem a granel Clean Solutions para combater o problema. Com esse sistema, você blinda a armazenagem e abastecimento da sua frota. Assim, você garante a entrega limpa do combustível às máquinas. Isso, com uma chance muito menor de haver bactérias e, por consequência, afetar os componentes dos equipamentos.

Quer conhecer mais sobre esse sistema? Confira nesse artigo: Por que Escolher a Filtragem A Granel?

Benefícios filtragem Clean Solutions:

• Maior vida útil das peças – Proteção para bicos injetores, bomba de combustível e válvulas.

• Menor consumo de combustível – Com o sistema sem obstruções se dá um aproveitamento melhor do consumo.

• Prevenção da formação de borra – Combate a formação de borra e maior vida útil dos filtros do sistema.

• Filtragem de ar regenerativa – Sistema T.R.A.P. se regenera à cada ciclo (água e sólidos 3M/97%)

• Remoção otimizada de água – Tecnologia exclusiva que retém também água emulsionada.

• Razão Beta 2000 Single Pass – Eficiência excepcional em uma única passagem = 99,95%.

Aproveite que já está aqui e baixe nosso e-book sobre: O que devo considerar para a escolha do filtro para entender melhor ainda o universo de filtros para motores.

Nós, do GHT, queremos sempre proporcionar as melhores informações para você.

Até a próxima!

 

Categories:

3 thoughts on “O BIODIESEL AUMENTOU NO DIESEL. E AÍ, SERÁ QUE FAZ DIFERENÇA PARA A SUA MÁQUINA?”

  1. Everton Ferreira disse:

    Excelente matéria que mostra muito bem como devemos ter cuidado na escolha do melhor filtro para o equipamento.

  2. Jiohnni disse:

    Excelente matéria,pois drenar todos oa dias o filtro sedimentador antes de funcionar o equipamento é de estrema importância também!

  3. admin disse:

    Com certeza Jiohnni :)!

Comments are closed.

Scroll Up