Para que tenha um bom desempenho, o motor precisa operar em regime de temperatura controlado e, para isso, um sistema de arrefecimento preservado é muito importante. Veja aqui os benefícios da escolha de líquidos de arrefecimento adequados para sua máquina.
Manutenções preventivas são muito importantes para as máquinas e nelas não se pode esquecer dos fluidos. Um fluido vital para os equipamentos é o líquido de arrefecimento. Sua correta manutenção pode gerar um aumento na vida útil do motor, economia de combustível, melhoria no desempenho e também a redução na emissão de poluentes.
A saúde de todas as peças do sistema de arrefecimento pode ser beneficiada quando se usa um líquido arrefecedor: bomba d’água, radiador, válvula termostática, ventoinhas e mangueiras.
O líquido de arrefecimento protege o sistema contra corrosões e, além disso, aumenta o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento da água dentro do sistema pressurizado. “Ele troca calor com as superfícies com as quais entra em contato e aumenta a temperatura quando passa pelas galerias e mangueiras próximas ao motor e perde calor quando passa pelo radiador. Assim, ele mantém a temperatura ideal do motor, evitando o superaquecimento, a cavitação e o depósito de resíduos”, explica Rafael Romano, gerente de Produtos Estratégicos do GHT.
Muitos usuários acabam utilizando água ao invés de líquidos de arrefecimento. Esta, apesar de ser uma prática comum, pode trazer muitos problemas para a máquina no futuro.
Outro ponto de atenção é sobre os líquidos concentrados: eles precisam ser diluídos e isso não pode ser feito em água da torneira e nem com água mineral. A água de torneira contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, corrosão e incrustações; a água mineral contém substâncias que potencializam ainda mais a formação de resíduos. O correto, então, é diluí-lo em água destilada, água desmineralizada ou deionizada. Para facilitar esse processo, existem os líquidos pré-diluídos que são muito indicados, pois já estão prontos para serem aplicados.
“Os benefícios do uso de um bom líquido arrefecedor são muitos, mas vou listar aqui os mais importantes: mantém a temperatura interna do motor dentro dos níveis recomendados; protege os metais contra corrosão; é compatível com elastômeros (borrachas); diminui a pressão de vapor dentro do sistema, evitando rompimento de mangueiras e vedações da bomba de água; maximiza o ponto de ebulição a 107 ºC e minimiza o ponto de congelamento a -37ºC; evita o superaquecimento do motor; evita a formação de bolhas no sistema de arrefecimento e previne contra o fenômeno da cavitação”, diz Romano.
Para obter mais informações e saber da melhor solução em arrefecimento para os seus equipamentos, entre em contato com o GHT. Temos um time preparado para entender sua necessidade e atendê-lo da melhor forma.