A importância da manutenção preventiva na troca do fluido hidráulico

Quase todos os tipos de equipamentos precisam de algum tipo de manutenção para mantê-los funcionando corretamente e evitar reparos dispendiosos. E, por isso, é necessário entender a importância da manutenção preventiva dentro do sistema hidráulico.

Isso significa verificar os níveis de fluidos, substituir os filtros, trocar o óleo e executar outros testes de diagnóstico que controlam válvulas, cilindros e outros componentes.

Se você minimiza a necessidade da manutenção preventiva, é hora de repensar esses seus conceitos.

A manutenção preventiva mantém as máquinas funcionando de forma eficiente

Se você não mantém seu equipamento em bom estado, pode ser que enfrente problemas caros na estrada, na linha de produção, nas minas e em toda a produtividade da sua operação.

Se não houver lubrificação adequada, você pode encontrar sérios problemas e isso não só causará tempo de inatividade no trabalho. Mas, também, muito mais do que uma simples mudança de óleo, filtros e fluidos.

Óleo

Vamos começar com um dos fluidos mais importantes de todos: óleo de motor. Não só lubrifica o motor, mas também esfria, limpa e protege. No entanto, ele sozinho não pode fazer todos esses trabalhos sem alguma ajuda.

Cerca de meio litro de vários aditivos são adicionados ao galão típico de óleo para melhorar a capacidade do óleo de resistir ao calor, fricção, oxidação e contaminação.

Os intervalos de troca de óleo e filtro recomendados pelos fabricantes varia de acordo com o equipamento, intensidade de utilização e condições de trabalho.

Filtro de óleo

A principal linha de defesa do motor contra a abrasão e o desgaste prematuro é o filtro de óleo. Sendo que seu trabalho é remover contaminantes sólidos, tais como: partículas de sujeira, carbono e metal do óleo, antes que possam danificar as superfícies dos rolamentos, do diâmetro e do cilindro no motor.

Nos motores de hoje, todo o óleo que é retirado pela bomba de óleo é encaminhado através do filtro. Antes que ele seja enviado para os rolamentos da cambota, rolamentos de cames e outros.

Com o tempo, contudo, a sujeira acumulada e os detritos presos pelo filtro começam a obstruir o fluxo de óleo. Por isso, é necessário fazer a manutenção preventiva para não parar seu equipamento por completo.

Categories:

2 thoughts on “A importância da manutenção preventiva na troca do fluido hidráulico”

  1. Adenir Silveira Barcellos disse:

    Dicas muito importantes para diagnosticar, um problema de mau funcionamento..

  2. admin disse:

    Olá, Adenir. Ficamos felizes que tenha gostado! 🙂

Comments are closed.

Scroll Up