Saiba a importância dos pistões no funcionamento dos motores e entenda porque é fundamental prezar pela qualidade dessa peça
O pistão do motor é a parte mais ativa de uma máquina. Para um bom funcionamento, ele deve resistir a situações de calor extremo, atrito constante e até mesmo inércia prolongada, além das vibrações do virabrequim, do comando de válvulas e das bielas, que são componentes que devem atuar em sincronia com ele.
Para assegurar o bom funcionamento do pistão, é necessário que ele seja instalado com precisão. Isso garantirá que seus anéis cumpram o papel de vedar a câmara de combustão enquanto suportam o calor e a fricção causados por seus movimentos.
Se um pistão comum já deve ser muito resistente, os pistões utilizados em máquinas que atuam em operações severas como mineração, por exemplo, precisam ser muito mais. Por isso, ao longo do tempo, os projetos de pistões tiveram muitas mudanças.
Existem quatro projetos principais de pistão: alumínio, articulado, aço de uma peça e aço soldado por fricção de duas peças, porém quando começamos a observar os detalhes há muito mais diferenças do que as de materiais e perfis. Portanto, é muito importante seguir as recomendações de projeto do fabricante.
No GHT, diversas marcas de pistões são comercializadas, mas hoje destacaremos os pistões da IPD, que possuem qualidade premium, fabricadas com precisão, atendendo as especificações OEM, fazendo com que o tempo de uso seja prolongado e proporcionando assim maior segurança para o motor.
A IPD possui décadas de experiência em fabricação e processos de inovação que garantem a qualidade, consistência e nível confiável das peças, além do conhecimento e experiência para compreender, implementar e manter especificações e tolerâncias rígidas.
Diferenciais dos Pistões IPD
Para saber mais sobre os pistões IPD indicados para o seu modelo de motor e aplicação, entre em contato com o GHT, distribuidor IPD com exclusividade no Brasil.